A INFANTARIA E A FORTALEZA DE NOSSA SENHORA DE ASSUNÇÃO

alexuchoa©all photos

Vista aérea da histórica Fortaleza destacando-se sua muralha norte voltada para o mar.


Vista da fachada principal do Quartel-General da 10ª Região Militar e a Catedral de Fortaleza.


Vista detalhada da muralha norte da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.

Nesse imponente monumento histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2008, tem um significado todo especial para a Arma de Infantaria. Deve-se ao fato de, no longínquo 17 de julho de 1830, ter acolhido no interior de suas seculares muralhas, o jovem sertanejo ANTÔNIO DE SAMPAIO, que apresentou-se naquela data, como voluntário, e incorporou no então 22º Batalhão de Caçadores do Exército Imperial, que ocupava parte da Fortaleza.

A origem do nome da cidade de Fortaleza, está intimamente relacionada a esta fortificação secular, já que a povoação que cresceu junto às muralhas do Forte de Nossa Senhora da Assunção foi em 13 de abril de 1726, elevada à categoria de vila, recebendo em 1823, a denominação de Vila da Fortaleza de Nova Bragança. Com o passar do tempo, permaneceu somente Fortaleza, já que assim era chamada pela população.


Após sucessivas ocupações por Unidades Militares, em 27 de abril de 1946 foi instalado neste sítio histórico, a sede do Comando da 10ª Região Militar, Região Martim Soares Moreno, criada em 17 de setembro de 1942.

Na atualidade, a 10ª Região Militar é comandada pelo General-de-Divisão Marco Antônio Freire Gomes. (AMAN/Cavalaria/Turma 1980)


SAIBA MAIS

LEGIÃO DA INFANTARIA BRIGADEIRO SAMPAIO ARMA DE INFANTARIA
Comemoração Nacional da Arma de Infantaria ( 2009) e do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Sampaio (2010)
Legião da Infantaria - Presidência Executiva - Fortaleza - Ceará - ©2008 - Todos os direitos reservados