HOMENAGEM A SAMPAIO EM TAMBORIL(CE) ABRE SEMANA DA INFANTARIA NO CEARÁ
Evento contou com a participação do Cmdo da 10ª RM (Fortaleza), 40º BI (Crateús-CE) e 25º BC (Teresina-PI)

40bi-glv©photos2013
Como parte da Comemoração da Semana da Infantaria em 2013 foram realizadas no dia 18 de maio de 2012, solenidades em Tamboril, Ceará, com o objetivo de homenagear o Brigadeiro Antônio de Sampaio em sua terra natal. Os eventos foram realizados na Fazenda Vitor, distante de 30 km do município de Tamboril, local de nascimento do Brigadeiro Sampaio e no Parque Histórico Brigadeiro Sampaio, que foi totalmente reconstruído pela Prefeitura Municipal, dentro das Comemorações do Bicentenário do Patrono da Arma de Infantaria. Tamboril dista cerca de 300 km de Fortaleza e de 60 km de Crateús, sede do 40º Batalhão de Infantaria.

Os eventos foram presididos pelo General-de-Divisão Carlos César Araújo Lima - Comandante da 10ª Região Militar e contou com as presenças do do Sr José Ramiro Teixeira Júnior, Prefeito Municipal de Tamboril, do General-de-Divisão Júlio Lima Verde Campos de Oliveira, Presidente da Legião da Infantaria do Ceará, de Secretários Municipais de Tamboril, dos Ten Cel Inf Francisco Wagner Neres Freitas e Jacson Figueiredo Menezes, Comandantes do 40º BI e 25º BC, respectivamente, dos Comandantes de Organizações Militares de Fortaleza (PqRMnt/10, CiaC/10ªRM e 10ª Cia Gd), Oficiais do Comando da 10ª RM, de integrantes da Legião da Infantaria, de descendentes diretos do ilustre filho de Tamboril e da população local.

A homenagem realizada na Fazenda Vitor contou com a presença de tropa do 40º BI, e teve como eventos a leitura de alusivo ao Brigadeiro Sampaio e uma homenagem ao Brigadeiro Sampaio, junto ao Monumento erguido no local onde existiu a casa que serviu de abrigo a Sampaio. Um descendente de Sampaio, Sr Francisco Antonio Sampaio Farias, acendeu uma tocha, simbolizando o espírito imortal do seu ancestral a qual foi conduzida para o Parque Histórico Brigadeiro Sampaio, pela praça mais distinta do 40º BI - Cabo Railton Silva.

A solenidade militar no Parque Histórico Brigadeiro Sampaio contou com a presença de tropas do 25º BC, 40º BI, Tiro-de-Guerra de Tamboril e da Banda de Música do 25º BC. Teve início com o acendimento da pira com a "chama-viva" de Sampaio, oriunda da Fazenda Vitor, simbolizando a presença de Sampaio na solenidade. Em seguida foi realizada a leitura de texto homenageando Sampaio, seguida de canto da Canção da Infantaria, homenagem ao Patrono e desfile da tropa. Usaram da palavra o Sr Ramiro Júnior, Prefeito Municipal e o Gen Div Araújo Lima, Comandante da 10ª Região Militar.

Após a solenidade, realizou-se a inauguração de placa alusiva ao Bicentenário de Sampaio, no Museu Brigadeiro Sampaio, pertencente ao Parque Histórico Brigadeiro Sampaio, recentemente modernizado. Participou da homenagem o Sr Félix Sampaio Farias, bisneto do Brigadeiro Sampaio e descendente mais próximo do Brigadeiro em Tamboril. O referido Museu tem como foco a figura do Brigadeiro Sampaio, inserido na sua cidade natal, como um exemplo de soldado e líder, que construiu sua carreira militar, galgando todos os postos, de soldado a general, exclusivamente por merecimento e bravura.

A sequência de fotos ilustra os eventos na terra natal do Patrono da Arma de Infantaria, que se consagraria de forma definitiva, na galeria dos Heróis da Pátria, ao tombar com bravura, em 24 de maio de 1866, na sangrenta Batalha de Tuiuti, em terras guaranis. Salve Sampaio!





Comemoração Nacional da Arma de Infantaria ( 2009) e do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Sampaio (2010)
Legião da Infantaria - Presidência Executiva - Fortaleza - Ceará - ©2008 - Todos os direitos reservados