MISSA SOLENE NA CATEDRAL DE FORTALEZA EM HOMENAGEM AOS 200 ANOS DE NASCIMENTO DO BRIGADEIRO ANTÔNIO DE SAMPAIO NO DIA DO SEU FALECIMENTO

10rm-comsoc©photos

Fortaleza (Ceará) - Dentro das Comemorações do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Sampaio, foi realizada uma missa solene na Catedral Metropolitana de Fortaleza, em homenagem ao Brigadeiro Antônio de Sampaio, no dia 6 de julho, dia do seu falecimento à bordo do Navio-Hospital Eponina, nas proximidades de Buenos Aires.

Esse ato litúrgico foi celebrado por Dom Osvino José Both, Arcebispo Militar do Brasil e contou com as presenças do Comandante da 10ª RM, Gen Div Hélio Chagas Macedo Junior; do Gen Ex Domingos Miguel Antonio Gazzineo, antigo integrante do Alto Comando do Exército e Presidente da Legião da Infantaria do Ceará; de Oficiais-Generais da Ativa e Reserva; representantes dos poderes Municipais, Estaduais e Federais, Militares da Ativa das FFAA e de convidados especiais.


Na homília foi destacada a trajetória deste sertanejo simples que saindo de Tamboril, em pleno sertão central cearense, galgou todos os degraus da carreira militar por seu exclusivo mérito repleto de atos de bravura, coragem e determinação, desde sua incorporação no então 22º Batalhão de Caçadores, até a Batalha de Tuiuti, ode foi ferido mortalmente em 24 de maio de 1866. As imagens ao lado retratam o evento.

 


Comemoração Nacional da Arma de Infantaria ( 2009) e do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Sampaio (2010)
Legião da Infantaria - Presidência Executiva - Fortaleza - Ceará - ©2008 - Todos os direitos reservados