CONCESSÃO DO TÍTULO DE CIDADÃO FORTALEZENSE ("POST-MORTEM") AO BRIGADEIRO ANTÔNIO DE SAMPAIO PELA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA POR OCASIÃO DOS 180 ANOS DE SEU INGRESSO NAS FILEIRAS DO EXÉRCITO NA FORTALEZA DE N.S. ASSUNÇÃO

10rm-comsoc©photos

Fortaleza (Ceará) - Dentro das Comemorações do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Sampaio, foi realizado no dia 16 de julho de 2010, a concessão do título de "Cidadão Fortalezense" (Post-mortem") ao Brigadeiro Antônio de Sampaio, por ocasião da comemoração dos 180 Anos de Incorporação, como voluntário, às fileiras do Exército Imperial ocorrido em 16 de julho de 1830, no aquartelamento do então 22º Batalhão de Caçadores, sediado à época na Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, em Fortaleza.
Sampaio após sua incorporação permaneceu na Capital Cearense por aproximadamente 14 anos, quando foi transferido para o 4º Batalhão de Fuzileiros no Rio Grande do Sul, nunca mais retornando para o Ceará.
O evento aconteceu no salão nobre do Comando da 10ª Região Militar e contou com as presenças do Comandante da 10ª RM Gen Div Hélio Chagas Macedo Junior; do Gen Ex Domingos Miguel Antonio Gazzineo, antigo integrante do Alto Comando do Exército e Presidente da Legião da Infantaria do Ceará; de Oficiais-Generais da Ativa e Reserva; representantes dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo; e de convidados especiais.

O ato constou da leitura do Ato de Concessão da Câmara Municipal, usando da palavra o Vice-Presidente da Câmara, Vereador José do Carmo Gondim autor da propositura aprovada por unanimidade naquela Casa Legislativa e a entrega do Diploma correspondente ao Comandante da 10ª RM, Gen Div Macedo. As fotos aos lado retratam o evento.

 


Comemoração Nacional da Arma de Infantaria ( 2009) e do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Sampaio (2010)
Legião da Infantaria - Presidência Executiva - Fortaleza - Ceará - ©2008 - Todos os direitos reservados