PALESTRA NO INSTITUTO DO CEARÁ CUMPRIU AGENDA CULTURAL NAS
COMEMORAÇÕES DO
BICENTENÁRIO
DE NASCIMENTO DO BRIGADEIRO SAMPAIO
Studio Junio©photo

Fortaleza: Fazendo parte das Comemorações do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Antônio de Sampaio, Patrono da Infantaria, foi realizada no Auditório do Instituto do Ceará - Histórico, Geográfico e Antropológico, no último dia 28 de abril, próximo passado, uma palestra proferida pelo Coronel Cláudio Skora Rosty, da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do exército (DPHCEx).
Com um interessante tema: "Os passos de Sampaio em terra Guarani", a palestra despertou vivo interesse dos participantes, compostos por militares da ativa das Unidades do Exército da Guarnição de Fortaleza, das forças co-irmãs, oficiais de reserva e convidados.
O Instituto do Ceará, que cedeu gentilmente suas instalações, funciona em Fortaleza desde 1887, constituindo-se em uma das Instituições Culturais mais antigas do País. Atualmente, é presidida pelo escritor e bibliófilo José Augusto Bezerra, que recebeu ao final, da Coordenação do Bicentenário, uma miniatura do busto do Patrono da Infantaria em agradecimento pelo apoio às comemorações.
Entre os presentes destacaram-se os Generais Torres de Melo, Théo Basto e Lima Verde, antigos Comandantes da 10ª Região Militar, o Sr Ivens Dias Branco, sócio-benemérito do Instituto, membros da Diretoria e sócios do Instituto.
|