P BRIGADEIRO ANTÔNIO DE SAMPAIO - PATRONO DA ARMA DE INFANTARIA TEM SEU
NOME GRAVADO NO LIVRO DE AÇO DO PANTEÃO DOS HERÓIS DA PÁTRIA EM BRASÍLIA

No mesmo ato foi também gravado o nome do Marechal Manuel Luiz Osorio
, o Marques de Herval, Patrono da Arma de Cavalaria

celmarcio©photos-leginfce

Em ato solene realizado em Brasília, Distrito Federal, nas Comemorações da Semana da Pátria de 2012, foi materializada a inscrição do nome de Antônio de Sampaio, o Brigadeiro Sampaio, no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Pátria. O insígne Patrono da Arma de Infantaria, teve o seu nome aprovado pelo Congresso Nacional, na Lei n° 11.932/2009, posteriormente sancionada em 24 de abril de 2009, pelo Presidente da República.

O Brigadeiro Sampaio já havia sido consagrado Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro, pelo Governo Federal, em Decreto 51.429 de 13 de março de 1962. Sampaio nasceu em Tamboril, no Ceará, em 24 de maio de 1810, e foi condecorado em seis ocasiões pelo Imperador do Brasil, Dom Pedro II, no período entre 1852 e 1865, pelos seus destacados atos na maioria das campanhas de manutenção da integridade territorial brasileira.

Ainda na mesma solenidade, , teve o seu gravado no Livro dos Heróis da Pátria, o Marechal Manuel Luis Osorio, Marquês do Herval e Patrono da Arma de Cavalaria, destacado Chefe militar nas campanhas de manutenção da integridade territorial brasileira.

A sequência de fotos acima apresenta o Panteão da Pátria, o Mural da Liberdade, o Livro de Aço e as páginas do livro onde estão gravados os nomes de Antônio de Sampaio, o Brigadeiro Sampaio e de Manuel Luis Osorio, o Marechal Osorio - o Legendário.

 


Comemoração Nacional da Arma de Infantaria ( 2009) e do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Sampaio (2010)
Legião da Infantaria - Presidência Executiva - Fortaleza - Ceará - ©2008 - Todos os direitos reservados