CASA DA MOEDA DO BRASIL LANÇOU NO DIA 24 DE MAIO, EM FORTALEZA, A MEDALHA COMEMORATIVA DO BICENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO BRIGADEIRO SAMPAIO

ccomsex©photos

A Casa da Moeda do Brasil, dentro das Comemorações do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Sampaio, realizou o lançamentos da Medalha Bicentenário Brigadeiro Sampaio no salão de honra do Comando da 10ª Região Militar - Região Martim Soares Moreno. o evento contou com as presenças do Ministro da Defesa - Nelson Jobim; do Gen Ex Enzo Martins Peri - Comandante do Exército; dos Gen Ex Elito, Mattos, Salvador, Lúcio e Vilela, membros do Alto Comando do Exército, oriundos da arma de Infantaria; dos Min do STM Gen Ex Cerqueira e Dr José Coelho; do Gen Ex Gazzineo, antigo integrante do Alto Comando do Exército e Presidente da Legião da Infantaria do Ceará; de Oficiais-Generais da Ativa e Reserva; representantes dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo; convidados especiais e de descendentes diretos do Brigadeiro Sampaio.
A Dra Ana Lúcia da Santa Cruz, Diretora Financeira da Instituição, representando o Dr Luiz Felipe Denucci Martins - Presidente da Casa da Moeda, usou da palavra, ressaltando a importância do evento. Para perenizar os 200 anos de nascimento deste herói da Infantaria brasileira, a artista plástica
Erika Takeyama, idealizou uma obra de arte, retratando no seu anverso o “portrait” do homenageado, tendo à direita os símbolos do Exército e da arma de Infantaria, e na orla as legendas:MEDALHA BICENTENÁRIO BRIGADEIRO SAMPAIO, acima e 24 DE MAIO DE 1810-2010, abaixo. No reverso: em destaque sobre uma elípse a figura de um leão passante aleopardado, emoldurado por ramos de louros. Sobre o corpo do leão, três estrelas alusivas à bravura do Brigadeiro Sampaio, simbolizando os três ferimentos sofridos na Batalha de Tuiuti. A Casa da Moeda se fez representar, além da Dra Ana Lúcia, das seguintes pessoas: Cléo Costa dos Santos - Chefe do Clube da Medalha do Brasil; Paulo de Abreu Jardim - Assistente do Clube da Medalha do Brasil; Éneas Gonçalves de Loreto - Fotógrafo; Érika Takeyama - Artista da medalha e Ivy Bertão de Moraes - Analista de Gestão. Veja abaixo as imagens da Medalha.


DESCRIÇÃO DA MEDALHA BICENTENÁRIO BRIGADEIRO SAMPAIO

Escudo circular, em bronze envelhecido, com 50 milímetros de diâmetro. Anverso carregado com a figura, de perfil, do Brigadeiro Antônio de Sampaio, contendo, à sinistra do homenageado, o símbolo do Exército Brasileiro, encimado pelo símbolo da Arma de Infantaria; bordadura com 8 milímetros de espessura, contendo, em chefe, o dístico “MEDALHA BICENTENÁRIO BRIGADEIRO SAMPAIO” e, em contrachefe, a data “24 de maio de 1810 - 2010”. Verso carregado com uma elipse, contendo um leão passante aleopardado, em que figuram 3 (três) estrelas singelas, figura heráldica que alude à bravura do Brigadeiro Sampaio quando da Campanha da Tríplice Aliança e aos 3 (três) ferimentos sofridos na batalha de Tuiuti, travada em 24 de maio de 1866; conjunto ornamentado com dois ramos de louro; bordadura com 8 milímetros de espessura, contendo o dístico “PATRONO DA ARMA DE INFANTARIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO”.



Comemoração Nacional da Arma de Infantaria ( 2009) e do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Sampaio (2010)
Legião da Infantaria - Presidência Executiva - Fortaleza - Ceará - ©2008 - Todos os direitos reservados