
SURGE UM NOVO TIPO DE UNIDADE DE INFANTARIA - A MECANIZADA E A
MUDANÇA É INICIADA COM O 33º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO
Uma solenidade realizada no dia 23 de maio de 2013, em Cascavel (PR) assinalou a troca de denominação do 33º BIMtz, para 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado (33º BIMec) e marcou o início de um novo tipo de Unidade da Arma - a Infantaria Mecanizada, que serão equipadas com o Guarani - o novo blindado brasileiro de rodas.
A Grande Unidade enquadrante do 33º BIMec, também mudou sua denominação para 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada. As unidades da Brigada que também receberam nova denominação foram o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (Apucarana - PR) e o 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (Foz do Iguaçu - PR).

33bimec©photos
BREVE HISTÓRICO DA INFANTARIA MECANIZADA NO 33º BIMec (CASCAVEL - PR)
33º Batalhão de Infantaria Motorizado é o pioneiro no emprego da Infantaria Mecanizada.
Com o propósito de atribuir grande mobilidade e poder de combate às Unidades na faixa de fronteira oeste do Brasil, algumas Unidades de Infantaria Motorizada foram transformadas em tropas mecanizadas, dotando-as, a partir de 2013/2014, com as Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal - Média de Rodas (VBTP- MR) GUARANI.
Como organização militar precursora desta nova doutrina, foi escolhido, pelo Estado-Maior do Exército (EME) o 33º Batalhão de Infantaria Motorizado (Cascavel – PR), Organização Militar subordinada à 15ª Brigada de Infantaria Motorizada (15ª Bda Inf Mtz), para ser transformado em 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado. A transformação do Batalhão iniciou-se a partir de 2012, com a realização das reuniões de coordenação com o EME, Comando Militar do Sul (CMS) e Comando de Operações Terrestres (COTER), a fim de orientar e traçar objetivos para os trabalhos de transformação. Seguindo as diretrizes do EME, foi realizado no 33º Batalhão de Infantaria Motorizado (33º BI Mtz), o Estágio de Formação de Motoristas de URUTU, e a experimentação doutrinária do Pelotão de Fuzileiros Mecanizado, concluída no dia 11 de outubro de 2012.
Paralelamente às atividades de experimentação doutrinária, foi elaborado com o apoio da Comissão Regional de Obras/5, um novo Plano Diretor para o futuro Batalhão de Infantaria Mecanizado, já que com a chegada dos novos veículos sua estrutura física vai sofrer mudanças importantes.
Qualificação do Pelotão de Fuzileiros Mecanizado
No dia 24 de setembro de 2012, passado, o 33º Batalhão de Infantaria Motorizado realizou o 1º exercício da experimentação doutrinária, fazendo a qualificação do Pelotão de Infantaria Mecanizado. O exercício teve por objetivo realizar o treinamento de militares na maneabilidade do pelotão mecanizado e na realização do tiro, empregando os armamentos de dotação da Viatura Blindada Sobres Rodas. O exercício, também, teve por finalidade responder questionamentos importantes a cerca da implantação da Infantaria Mecanizada. Na atividade foram empregadas viaturas do tipo URUTU, que foram entregues ao Batalhão em 18 de setembro de 2012. Em 2013/2014, estarão sendo entregues as primeiras Viaturas Blindadas Médias sobre Rodas - Guarani, completando, desta forma, a fase inicial de adestramento do pelotão de fuzileiros mecanizado. As fotos abaixo ilustram a experimentação doutrinária, que possibilitou o surgimento da primeira unidade de Infantaria Mecanizada do Exército Brasileiro.

33bimec©photos

CONHEÇA A LEGIÃO DA INFANTARIA DO CEARÁ
|