1ª BRIGADA DE INFANTARIA DE SELVA - "BRIGADA LOBO D'ALMADA"
1bdainfsl©photo

BREVE HISTÓRICO DA 1ª BRIGADA DE INFANTARIA DE SELVA - BOA VISTA - RORAIMA

A 1ª Bda Inf Sl foi criada pelo Decreto Presidencial de 13 de novembro de 1991, passando a funcionar a partir de 1º de janeiro de 1992, com a transferência do Comando da 1ª Brigada de Infantaria Motorizada de Petrópolis-RJ para Boa Vista-RR.

Sua denominação histórica, Brigada Lobo D'Almada, constitui homenagem ao Brigadeiro português MANOEL DA GAMA LOBO D'ALMADA, que chegou ao Brasil, em 1780, para comandar a Fortaleza de Macapá e realizar obras de fortificação que garantissem a soberania portuguesa na região.
A história da Brigada Lobo D'Almada não se limita apenas ao seu Comando. Ela se prolonga, emoldurando e refletindo as honrosas tradições, vultos e feitos de suas organizações militares subordinadas que, ao longo do tempo, forjaram a posição destacada que hoje ocupa no cenário nacional.

Sua missão constitucional, como de todo o Exército Brasileiro, é a Defesa da Pátria, a Garantia dos Poderes Constitucionais e, por iniciativa destes, da Lei e da Ordem e, ainda, participar do desenvolvimento e da vivificação da fronteira setentrional do Brasil.


Atualmente, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva é uma das Grandes Unidades de combate subordinadas ao Comando Militar da Amazônia, sediado em Manaus, Amazonas.

NOTÍCIAS DA 1ª BRIGADA DE INFANTARIA DE SELVA



Comemoração Nacional da Arma de Infantaria ( 2009) e do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Sampaio (2010)
Legião da Infantaria - Presidência Executiva - Fortaleza - Ceará - ©2008 - Todos os direitos reservados